No dia 7 de Junho, o Lyceum Clube realizou uma visita ao recém inaugurado Museu do Tesouro Real, no Palácio da Ajuda, onde pudemos admirar, repartidas por 11 núcleos temáticos, uma preciosa colecção constituída por ouro e diamantes do Brasil, moedas e medalhas da Coroa, as valiosas jóias da Coroa com tiaras, colares, pulseiras, anéis, uma laça de esmeraldas, a caixa de tabaco encomendada por D. José ao ourives do Rei de França Luís XV, no séc. XVIII, com destaque para a Insígnia da Ordem do Tosão de Ouro do Rei D. João VI (com 2 diamantes rosa, rubis, safiras, ouro e prata), e a Coroa de D. Maria II cravejada com 5 safiras e 1.400 diamantes.
No 4º e 5º núcleos, as Ordens Honoríficas e Insígnias Régias, a coroa real, os ceptros, 2 mantos, um dos quais foi oferecido pelo Papa Pio VI a Portugal, no séc. XVIII, bordado a ouro e cuja confecção levou 5 anos.
Continuando, aguardam-nos as Pratas da Coroa, utilitárias e decorativas, e peças de ourivesaria Religiosa dos séculos XVIII e XIX. As Pratas de Aparato com salvas e pratas portuguesas quinhentistas, um conjunto de 23 obras reservadas para os grandes actos públicos da Coroa, e no 7º núcleo peças das colecções particulares do Rei D. Fernando II e do seu filho D. Luís I. Destaque para a Baixela Germain, encomendada pelo Rei D. José ao ourives François-Thomas Germain, após o terramoto de 1755.
O último núcleo denominado Viagens do Tesouro Real onde se ficam a conhecer as caixas de transporte.