Dia 11 de Novembro, o Clube realizou uma visita guiada à Casa Ermelinda Freitas, em Fernando Pó, que nos permitiu apreciar toda a evolução do processo de vinificação desde os seus primórdios, iniciado com 2 castas em 1920, até à actualidade, com 29 castas. Uma história feita do trabalho de quatro gerações em que a presença feminina na sua gestão é predominante, sendo hoje uma das maiores empresas familiares produtora de alguns dos melhores vinhos de Portugal, premiados e renomados da Península de Setúbal, cujo envelhecimento é realizado em cerca de 3.000 barris distribuídos por duas caves.
No Salão Dourado, são exibidos os vinhos e os principais prémios e distinções atribuídas, desde 1999, mais de 2.000 a nível nacional e internacional. Em 2023, no Grand International Wine Awards Mundus Vini Spring, um dos mais conceituados concursos internacionais vínicos do mundo, que decorreu na Alemanha, os vinhos da Casa Ermelinda Freitas foram premiados com 15 distinções (Medalha Grande Ouro, 12 Medalhas de Ouro e uma de Prata). Igualmente em 2023, num outro concurso em França, obteve 13 medalhas.
Na Casa de Memórias e Afectos, conhecemos, através de fotografias, toda a história familiar e da empresa, bem como os depósitos e interessantes equipamentos originais dos antigos lagares.
Após a visita, seguiu-se o almoço comemorativo do Dia de S. Martinho, realizado na varanda com vista para as vinhas, que decorreu num ambiente muito agradável entre as sócias presentes.