Visita guiada ao Museu de Lisboa

O Clube realizou, ainda em Janeiro, uma visita guiada ao Museu de Lisboa, principalmente às salas recentemente inauguradas. Através de maquetas, gravuras, pinturas, fotografias, mobiliário, cerâmica e azulejos, muitas apresentadas pela primeira vez, conta-se a história da cidade, desde o século XVII até ao final do século XX.

Terrina de 1879 e prato “O Triunfo de Sileno” de 1883. Obras de Wenceslau Cifka, ambos da Fábrica de Cerâmica de Constância. As restantes peças são de finais do século XIX.
Painel de azulejos com vista de Lisboa antes do Terramoto de 1755
Painel de azulejos com vista de Lisboa antes do Terramoto de 1755

O Terramoto de 1755, a Lisboa no tempo de D. Maria I, o Estado Novo e a Expo’98 são algumas das temáticas representadas nas novas salas de exposição.

Maquete de Lisboa no tempo de D. Maria I

A visita terminou com a explicação do quadro representando a cidade de Lisboa elegendo a sua primeira vereação republicana, encomendado ao pintor José Veloso Salgado em 24 de Junho de 1912 pela Câmara Municipal de Lisboa e terminado em 1913.

A Praça surge com uma grande multidão, que ergue bandeiras e estandartes dos centros republicanos, na qual em primeiro plano se destaca um conjunto de proeminentes figuras republicanas, simbolizando o seu estatuto como líderes do movimento republicano vencedor. Emerge uma figura feminina, de túnica branca, com o brasão de Lisboa no peito, xaile verde atado à cintura e um esvoaçante manto vermelho, que sustenta um rolo com a inscrição “À urna pela lista republicana 1908”.