Celebração de Camões

O Lyceum Clube Internacional de Lisboa comemorou muito dignamente, no Grémio Literário, o nosso mais conhecido e importante poeta, nos 500 anos do seu nascimento.

Camões lendo Os Lusíadas a D. Sebastião, litografia de 1893 de António Ramalho

A convite do Lyceum, tivemos uma ilustre personalidade, conhecedora e estudiosa do vate, e também deputada. Edite Estrela fez o que se considera uma lectio sobre o nosso Luís de Camões, autor dos Lusíadas, epopeia da nação portuguesa, e ainda grande poeta de sonetos e outras  categorias literárias.

Uma lectio, porque Edite Estrela, à maneira escolástica, serviu-se de uma grande obra, o livro de Isabel Rio Novo, biografia do poeta, para nos falar de Camões. Interpela, interroga, duvida, gosta, e não gosta. Fala do poeta, sim, mas também do homem com uma vida aventureira e aventurosa, de armas, de amores, e de muito sofrimento.

E com Fernando Venâncio, e perante o conhecimento que nos ficou deste homem, diremos “Homo sum; humani nil a me alienum puto” – sou homem, nada do que é humano me é estranho. Essa foi certamente a gloriosa divisa deste homem genial, Luís Vaz de Camões.

A nossa sócia Solange Estevens discursou também sobre o poeta, com a sócia Clara Cabral a declamar alguns poemas de Camões no encerramento da palestra.