Dia 16 de Abril, o Clube realizou uma visita guiada ao novo museu de Lisboa – Museu de Arte Contemporânea Armando Martins, instalado no histórico Palácio dos Condes da Ribeira Grande.
O novo museu resulta da colecção privada de Armando Martins, com cerca de 600 obras, dedicado à arte moderna portuguesa e internacional, reunida ao longo dos últimos 50 anos. “Uma Coleção a dois tempos” que inclui obras de artistas renomados como Paula Rego, Júlio Pomar, Marina Abramović, Almada Negreiros, Santa-Rita, Amadeu de Sousa Cardoso, Cargaleiro ou José Malhoa, de quem é a obra mais antiga da colecção, intitulada “A sesta dos ceifeiros”. Na primeira galeria, o visitante encontra um corredor dedicado aos surrealistas, como Cruzeiro Seixas ou Querubim Lapa, e onde estão também obras de Eduardo Batarda, Marcelino Vespeira e ao fundo uma obra de grandes dimensões de Maria Helena Vieira da Silva.








No início do século XX, o modernismo transformou a arte portuguesa, e a partir de 1930 a arte moderna em Portugal reflecte a resistência ao Estado Novo, às tensões sociais e culturais da época.















