Passeio pelo Alentejo

Nos dias 26, 27 e 28 de Outubro, o Lyceum Clube realizou uma viagem por algumas regiões do Alentejo, com início na cidade de Alcácer do Sal, fundada antes de 1000 a.C. pelos fenícios, onde se efectuou uma visita guiada ao Castelo, Claustros e Cripta Arqueológica e à Igreja de Santa Maria do Castelo. Após o almoço, um passeio de galeão pelo rio Sado proporcionou uma interessante observação da paisagem e da fauna. Seguiu-se uma uma visita ao museu etnográfico e zona histórica da Vila do Torrão.

Cripta arqueológica de Alcácer do Sal
Passeio de galeão pelo Sado
Passeio de galeão pelo Sado

No dia seguinte, partimos da Pousada do Castelo de Alvito em direcção à vila de Viana do Alentejo, onde se visitaram  a Igreja Matriz edificada no séc. XVI e a Igreja de de Nossa Senhora d’Aires do séc. XVIII, em estilo barroco, cuja fachada foi inspirada no Convento de Mafra. No interior, destaca-se no altar-mor o enorme baldaquino e a imagem de Nossa Senhora d´Aires em pedra de ançã policromada de finais do séc. XV. Realizou-se também uma visita ao castelo e assistiu-se ao trabalho artesanal na olaria de Feliciano Agostinho.

Igreja Matriz de Viana do Alentejo
Santuário de Nossa Sra. d’Aires, em Viana do Alentejo
Santuário de Nossa Sra. d’Aires, em Viana do Alentejo
Santuário de Nossa Sra. d’Aires, em Viana do Alentejo
Castelo de Viana do Alentejo
Olaria em Viana do Alentejo

Na vila de Alcáçovas realizou-se uma visita guiada ao Paço dos Henriques e à Capela das Conchas, na qual a fachada e o altar são decorados com conchas, assim como o jardim adjacente. Em seguida tivemos a oportunidade de assistir, numa oficina, às diversas fases do fabrico artesanal de chocalhos, que exige uma técnica primorosa e complexa.

Fabrico artesanal de chocalhos

No último dia, em Montemor-o-Novo, efectuaram-se visitas guiadas ao Castelo, Ruínas e Centro Interpretativo, ao Núcleo Museológico do Convento de S. Domingos, à Igreja Matriz   e Igreja da Misericórdia e ao Santuário de Nossa Senhora da Visitação, que data do séc. XVI, com painéis de azulejos do séc. XVIII alusivos à vida da Virgem Maria.

Santuário de Nossa Senhora da Visitação